sexta-feira, 20 de julho de 2012

Palestra do Encontro com Deus



Palestra do Encontro com Deus
At.1:8 “Mas, recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”
Palestra: BATISMO NO ESPÍRITO
Carga Horária: 1 hora                  Data:                   Hora:
Palestrante:
Mt.: 3:11 “Eu vos batizo com água, para arrependimento. Mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas as sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
INTRODUÇÃO: At. 1:8     Abrir as Bíblias...
                              Is. 55:10-11
Lc.: 24:49 Envio sobre vós a promessa de meu Pai; mas ficai na cidade, até que do alto sejais revestido de poder.”
 - Vestir de novo; cobrir; tomar; atribuir a si(atributos ou caracteres de outrem).
Jo.: 20:22 “Dizendo isto, soprou sobre eles, e disse: Recebei o Espírito Santo.”


O Batismo no Espírito Santo é a experiência de se receber um revestimento de poder (Lc. 24:49), um batismo com fogo(Mt. 3:11), onde a pessoa é preenchida, é envolvida pela glória de Deus. O batismo no Espírito significa a plenitude do Homem.
Ninguém pode ser 100% feliz na vida ministerial se não for cheio do Espírito Santo.
É essencial que conheçamos o Espírito Santo não como uma força impessoal, mas como uma Pessoa divina – a terceira Pessoa da Trindade.
O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus para os seus filhos. Esse Batismo é totalmente espiritual e pela fé. Precisamos desejar esse Batismo, precisamos ansiar por esse Batismo como a corsa anseia por água. Hoje eu pergunto a vocês quem deseja receber o Batismo no Espírito Santo?
Jo.: 14:15-17 “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro conselheiro para estar com vocês para sempre. O Espírito da Verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê e nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês  e estará em vocês.”
At.: 1:5 “Pois João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo...”.
At.: 2:4 “Todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
Rm.: 3:23 “pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”
Jo.: 4:13-14 “Respondeu-lhe Jesus: Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Deveras, a água que eu lhe der se fará nele fonte de água que jorre para a vida eterna.”
1) PRA QUEM É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E POR QUE PRECISO RECEBÊ-LO?
Ef.: 4:30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”
1)    É para todos os que professam a fé em Jesus(Jo 14:15-17)
2)    É um dos alvos principais de Cristo(Mt. 3:11)
3)    Proporciona a plenitude (At. 1:5 e 2:4)
4)    É uma necessidade do homem(Rm. 3:23)
5)    Só ele pode matar a sede do homem(Jo. 4:13-14)

At.: 5:3-4 “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do preço da propriedade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este designo em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus”
       2) QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
·         É poder. (At.1:8)
·         A terceira pessoa da Trindade.
·         Ele é Deus(At.5,3-4)
·         Santo (Separado / sem pecado).
·         Uma pessoa, pois tem sentimentos e pode ser entristecido (Ef.: 4.30)
·         Conselheiro. (Jo. 14:26)
·         Consolador. (Jo. 14:26)
·         Sonda os pensamentos(Rm.8:27)
·         Intercessor (Rm. 8:26)
·         Mora dentro dos filhos de Deus. (Gl. 4:6)
·         É uma pessoa que tem opinião e nos ajuda nas decisões. (At.15:28).



Rm.: 8:27 “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que intercede pelos santos. ”
Rm.: 8:26 “Da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas. Não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”
At.: 15: 28 “Pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.”
Jo.: 14: 26 “Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
Gl.: 4:6 “Porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu filho, que clama: Aba Pai!. ”
          3) O QUE NÃO É O ESPÍRITO SANTO?

·         Não é uma “força”.
·         Não é uma “energia” (Ex.: O Som é uma energia)
·         Não é uma parte mais fraca da Trindade


           4) O QUE O ESPÍRITO SANTO DESEJA?

·         Glorificar a Jesus e realizar a vontade do Pai em nossas vidas, pois Ele entra em nós quando nos entregamos a Ele.
·         Ele deseja que tenhamos um relacionamento íntimo e pessoal com Ele (ICo. 6:17)

ICo.: 6:17 “Mas o que se une ao Senhor é um espírito com ele.”
ICo.: 12:7 “A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.”
Jo.: 14:12,16,18 “ ‘12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço. E as fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai.’ ‘16 Eu rogarei ao Pai,e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre.’ ‘18 Não vos deixarei órfãos; virei para vós’”
           5) O PROPÓSITO DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?
“Concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.”(At. 10:38)
·         Manifestar o Espírito a cada um, individualmente, visando uma atuação útil na obra de Deus. Uma manifestação do Espírito Santo na qual a Sua presença, a Sua Glória, e a Sua operação fazem-se presentes através de cada um dos seus colaboradores (ICo.: 12:7).
·         Capacitar para a realização de grandes obras em nome de Jesus (Jo. 14:12,16,18 / Jo. 16:14)
·         Capacitar para um testemunho eficaz, testemunho com poder (At. 1:8).
·         Dar a identidade de filhos, herdeiros e co-herdeiros com Cristo. O selo do Espírito Santo é nossa identidade no mundo espiritual (Ef.: 1:13). Quando estamos cheios do Espírito Santo o mundo das trevas nos identifica e teme. O revestimento do Espírito é uma poderosa arma contra satanás, é um revestimento total.
Jo.: 16:14 Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”
Ef.: 1:13 É também nele que vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido, fortes selados com o Espírito Santo da promessa...”
At.: 2:38-40 Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos,e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo.”
At.: 5:32 Nós somos testemunhas destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
II Tm.: 2:21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda boa obra.”
Jo.: 7:37-38 “37 No último dia, o grande dia da festa, Jesus pôr-se de pé, e clamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a escritura do seu interior fluirão rios de água viva.”
Mt.: 5:6 Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.”
Lc.: 11:13 Se vós, pois sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que pedirem?”
Rm.: 8:14 porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”
           6) PRÉ-REQUISITOS PARA RECEBER O BATISMO?
Jo.: 15:4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo de si mesmo não pode produzir fruto, se não estiver na videira. Tampouco vós podeis dá fruto, se não permanecerdes em mim.”


·         Aceitar a Jesus como Senhor e Salvador. (At.2:38-40).
·         Buscar e obedecer a Deus (At.5:32).
·         Consagrar-se e dedicar-se a Ele. (II Tm 2:21).
·         Desejar esse batismo. O crente deve ter grande fome e sede pelo batismo do Espírito Santo.(Jo. 7:37-39 / Mt. 5:6).
·         Pedir a Deus em oração. (Lc 11:13 / Rm 8:14).
·         Estar enxertados na Videira, o Senhor Jesus, poderemos receber dele Sua Seiva que é o Espírito Santo que nos alimenta e dá vida. (Jo. 15:4)
·         Se entregar completamente de todo o coração. (Jr. 29:13).

                    7) OS RESULTOS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Jr.: 29:13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração .”

Jo.: 16:8 Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo .”
·         Alta sensibilidade às coisas que não edificam. (Jo. 16:8)
·         Um testemunho de vida que glorifica a Jesus Cristo. (Jo 16:13,14 / At. 4:33)
·         Palavras Proféticas e Louvores. (At. 2:4-17 / ICo 14:2,15) sem aprêndice
·         Abertura dos olhos espirituais(II Re 6:17), proporcionando visões por parte do Espírito. (Ap. 1:9-20) sem apêndice
·         Manifestações dos Dons Espirituais. (ICo 12:4-12)
·         Sede pela palavra, oração e intercessão. (At. 2:41,42)
·         Autoridade contra os poderes das trevas e enfermidades. (At. 19:11-12)
·         Ousadia para pregar a palavra. (At. 2:14)
·         Falar em novas línguas. (Mc 16:17)
·         Desejo de ser Santo, separado, consagrado. (Salmo1)
·         Intimidade com Deus.
·         Humildade.


                 O Espírito Santo foi à única fonte de poder no ministério de Jesus. Foi à unção de Deus que levou Davi à vitória contra Golias. Assim também em nós, é a unção de Deus em nossas vidas que forma a identidade de guerreiros do Senhor.
Jo.: 16:13,14 “13 Mas, quando vier o Espírito da Verdade, ele vos guiará em toda a verdade. Não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 14 Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.”
At.: 4:33 Os apóstolos davam, com grande poder testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles  havia abundante graça.”
ICo.: 12:4-10 “ 4 Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministério, mas o Senhor é o mesmo.  6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 A manifestação do Espírito é dada a cada um para que for útil. 8 A um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9  a outro, pelo mesmo Espírito, fé; a outro, pelo mesmo Espírito, dons de curar; 10 a outro, a operação de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas, e a outro, interpretação de língua..”
At.: 2: 41,42 “ 41Os que de bom grado receberam a sua palavra foram batizados, e naquele dia agregaram-se quase três mil almas. 42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.”
At.: 19: 11-12 “11 Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, 12 de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles.”
At.: 2: 14Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório; escutai as minhas palavras.”
           8) O QUE PODE IMPEDIR O RECEBIMENTO DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?
Is.: 59: 2Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça..”
·         O pecado. (Is. 59:2)
·         A incredulidade. (Mt. 23:13) Jo 16:7-9
·         A religiosidade. (Mt. 23:4)
·          A indiferença.



Mt.: 23: 13Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmo não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de faze-lo..”
Mt.: 23: 4Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los..”
           9) COMO E POR QUE DEVO SER CHEIO?

·         O propósito de Deus é que a sua igreja esteja sempre abastecida com óleo do Espírito, esteja cheia do Espírito Santo. (Mt. 25:1-13)
·         Você não deve em hipótese alguma ser um expectador, ou seja, se concentre em Deus e Ele vai te encher do Seu Espírito.
·         Não fique ansioso, apenas creia e busque a presença do Senhor.
·         Fique na posição de vaso para receber o poder.
·         É pela fé lembre-se disso, você precisa Crê.
·         O enchimento traz nova graça e novo ânimo.
·         O Espírito Santo nos adestra.
·         O Espírito Santo traz luz sobre o nosso entendimento. (Ef.: 1:18)
·         O batismo no Espírito é uma conquista de Jesus para que a Sua Igreja viva em plenitude. (Jo. 16:7 / Lc. 24:49)

                 Somos ungidos para vencer as hostes de satanás, e nunca para sermos vítima de seus ardis.





Jo.: 16: 7Todavia, digo-vos a verdade: Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para vós; mas, se eu for, eu o enviarei.”
Lc.: 24: 7Todavia, digo-vos a verdade: Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para vós; mas, se eu for, eu o enviarei.”
Lc.: 24:49 Envio sobre vós a promessa de meu Pai; mas ficai na cidade, até que do alto sejais revestido de poder.”
           10) FALAR EM LÍNGUAS É UMA DAS EVIDÊNCIAS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO? SIM!
·         Falar em línguas é uma manifestação sobrenatural do Espírito Santo.
·         É uma expressão vocal inspirada pelo Espírito, mediante a qual o crente fala numa língua que nunca aprendeu (At. 2:4 / ICo. 14:14-15).sem apêndice
·         As línguas podem ser humanas (At.2:6) ou desconhecidas na Terra (ICo 13:1;14:2).
·         Falar em línguas pode ser um sinal externo do batismo no Espírito Santo, mediante o qual o espírito do crente e o Espírito Santo se unem em louvores, orações ou profecias.
·         Falar em línguas é um dom (ICo 12:4-10) dons.

Tem dois propósitos:

1)    Falar em línguas com interpretação para edificação (ICo 14:5,6,13-17).
2)    Falar em línguas como devoção entre o crente e Deus, para a edificação pessoal (ICo 14:2,4,14).
At.: 2: 6 “Correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e andava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua..”
ICo.: 13: 1;14:2 13:1Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine. 14:2 Pois o que fala em línguas não fala a homens, senão a Deus. Com efeito, ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.”
ICo.: 12:4-10 “ 4 Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministério, mas o Senhor é o mesmo.  6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 A manifestação do Espírito é dada a cada um para que for útil. 8 A um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9  a outro, pelo mesmo Espírito, fé; a outro, pelo mesmo Espírito, dons de curar; 10 a outro, a operação de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas, e a outro, interpretação de língua.  
Jr.: 33: 3 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”

CONCLUSÃO
·         Todos nós precisamos ser cheios do Espírito Santo, necessitamos ser renovados nEle. Não duvidemos de milagres, porque quando vivemos no mover do Espírito Santo, tudo pode acontecer em nossa vida. Neste momento, ministraremos esse batismo, através de Jesus, que é Aquele que batiza no Espírito Santo.
·         Se você desejar o Espírito Santo com todo o seu coração nada pode impedir você de ser cheio.
·         É só você começar a chamá-lo, invoca-lo (Jr 33.3).
·         O Espírito Santo quer satisfazer os desejos do teu coração.









Um comentário:

  1. Olá meus amigos irmãos. Muita paz e graça do Senhor Jesus.
    Estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, e o achei muito edificante, com bons textos, e feito com muito bom gosto. Eu acredito que Deus vai usar estes belos textos para edificar corrigir e exortar.
    Continue a dar o seu melhor, a ser uma ferramenta nas mãos de Deus.
    Na nossa humildade, Deus nos exaltara quando chegar a hora dEle.
    Desejo-vos muito sucesso, não só para o blog, mas para toda a vossa vida.
    Ficarei feliz por vossa visita ao meu blog.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente.
    António Batalha.
    PS. Se seguir meu blog, fique á vontade, pois vou retribuir se encontrar se blog.

    ResponderExcluir