quarta-feira, 6 de junho de 2012

Seis deveres sociais no Reino de Deus


Seis deveres sociais no Reino de Deus

Texto(s):I Pe 2:15-17 ”Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos”

1 – Vivam como pessoas Livres (V 16)
O que seria uma pessoa livre? O Aurélio diz: 1- Que pode dispor de sua pessoa; 2- que não está sujeito a algum senhor; 3- Que não está privado de sua liberdade física; 4- que não está prisioneiro; solto; 5 - Que tem o poder de decidir e de agir por si mesmo; independente. O Senhor Jesus nos chamou para sermos livres; Como Jesus define uma pessoa livre? Alguém que toma o jugo e seu fardo sobre si. (Mt 11:28) E você é uma pessoa livre? Ou tem usado de desculpas para dar lugar ao diabo? Pode entrar na igreja e olhar nos olhos de seus irmãos? Ou a vida com Jesus tem sido um fardo muito pesado? De quem é esse fardo que você está carregando?
2 – Vivam como servos de Deus (V16 )
O que seria ser servo? O Aurélio diz: Aquele que não têm direitos, ou não dispõe de sua pessoa e bens. Quatro características de um servo de Deus: Jesus disse: “Um servo não deve andar preocupado com o que comer beber ou vestir (Mt 6:25-27); Um servo não deve julgar seu irmão (Mt 7:1-4); Um servo busca suprir as suas necessidades no Senhor (Mt 7:7-11); Um servo dá bons frutos (Mt 7:17-20).
3 – Tratem todos com o devido respeito (V 17)
O que seria respeito? O Aurélio diz: Obediência, deferência, submissão, acatamento. Como Jesus tratava as pessoas? A mulher com fluxo de sangue era desprezada por todos, mas Jesus disse: “Ânimo, filha...” (Mt 9:22) Jesus nunca fez acepção de pessoas, e sempre tratou à todos que chegavam até ele como filhos. E você como tratado às pessoas? Você respeita as pessoas ou passa por cima de todos? Você recebe um irmão humilde em sua casa?
4 – Amem os irmãos (V 17)
A maior característica de Jesus é justamente o amor que ele sentia pelos seus irmãos. Várias foram às decepções que seus irmãos causaram a ele. Judas que comia com ele o traiu, Pedro que outrora andava com o ele o negou. Mas mesmo sendo traído ele deu a vida pelos seus amigos (Jo 15:12-15) E você ama os seus irmãos em Cristo? É capaz de perdoar alguém que te machucou ou que te traiu?
5 – Temam a Deus (V 17)
No livro de provérbios 19:23 diz: “o temor do Senhor conduz à vida: quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas. Como o temor de Deus pode nos dá descanso e paz? No Salmo 4:8 diz: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor me fazes viver em segurança. Você tem dormido em paz? Tem descansado, ou vive atormentado?
6 – Honrem ao rei (V 17)
A palavra rei aqui fala de governo, posição, poder, ou seja, o Senhor está dizendo que devemos honrar nossos líderes, mestres, pastores, governadores, prefeitos, pais enfim todos que exercem governo. Honrar fala de respeitar, acatar submeter-se. Você honra seus líderes? Qual foi a última vez que os presenteou para demonstrar o seu respeito por eles? No Reino devemos cumprir toda a vontade de Deus.
Missionário: Marden Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário